O que é Infertilidade?

Infertilidade é a incapacidade de engravidar após 12 meses de relações sexuais sem métodos contraceptivos. Cerca de 85% dos casais engravidam após um ano de tentativas e aproximadamente UM de cada SEIS casais terá dificuldade em ter filhos de forma espontânea, necessitando de ajuda médica para identificar e tratar as possíveis causas da infertilidade conjugal.

Não é necessário que um casal, cuja mulher tenha mais de 35 anos, espere mais que seis meses para iniciar investigação de possíveis causas de infertilidade, pois nesta fase da vida a fertilidade feminina diminui progressivamente. Em mulheres de mais de 40 anos, três a quatro meses já são suficientes.

Um dos principais objetivos da definição da infertilidade é justamente determinar quando buscar ajuda. Ela afeta cerca de 15% dos casais e essa taxa vem aumentando nos últimos anos devido a fatores diversos, como:

• aumento das doenças sexualmente transmissíveis, que pode levar a problemas tanto na mulher como no homem;
  • aumento dos casos de endometriose;
  • postergação da maternidade, que pode levar a uma menor reserva ovariana e diminuição da qualidade dos óvulos, e embora com menor impacto, a queda da qualidade do sêmen nas últimas décadas.

A medicina moderna e o avanço das técnicas de Reprodução Assistida têm permitido que a maioria dos casais obtenha sucesso na busca pela maternidade e paternidade, seja através de técnicas de reprodução de menor complexidade, como: namoro programado, inseminação intrauterina, ou através de procedimentos de maior complexidade como a fertilização in vitro (FIV , ICSI).