Doação de Óvulos

O que é a doação de óvulos e em quais casos é necessário?

O procedimento é uma alternativa para casais que não conseguem engravidar e a causa está relacionada à baixa reserva ovariana ou em qualidade ruim dos óvulos da mulher. A paciente então recebe os óvulos saudáveis de uma doadora, de maneira anônima (doação compartilhada, a doadora se encontra também em tratamento de reprodução humana,  ou de uma doadora conhecida, parente ate de terceiro grau.

O tratamento também é indicado para pacientes que realizaram vários ciclos de FIV (fertilização in vitro) sem sucesso, menopausa precoce, falência ovariana prematura, ausência de ovários devido a cirurgias e perda da capacidade de produzir óvulos devido a quimioterapia.

Como funciona a ovodoação no Brasil?

A doação de óvulos, sêmen e embriões é regulamentada no Brasil pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) por meio da resolução 2.168/2017, tendo ocorrido algumas atualizações após a publicação da nova resolução 2.294/2021. Trata-se de um processo voluntário, anônimo (na maioria dos casos) e sem caráter lucrativo ou comercial, podendo em caso de parentes, conhecida a doadora nesse caso, ser até de quarto grau (irmãos, tios, sobrinhos, primos), com pelo menos um filho.

Quais exames são realizados na doadora dos óvulos?

A seleção de doadoras é realizada a partir de uma triagem laboratorial, conforme a Resolução da Anvisa – RDC Nº 72, de 30 de março de 2016, na qual é exigido a realização dos seguintes testes: Sorologias (Hepatite B e C, Sífilis, HIV I e II, HTLV I e II, Zika IgM); Cultura e Secreção Vaginal (Chlamydiatrachomatis, Ureaplasmaurealyticum, Mycoplasmahominis, Neisseriagonorrhoeae, Bactérias aeróbicas).

Além desses exames, solicitamos a realização de outros testes, a fim de trazer uma maior segurança na avaliação das doadoras. São eles: Tipagem sanguínea, Cariótipo de Leucócitos Periféricos e Rotina Ginecológica (avaliação física, coleta de material para a realização de Citologia Oncótica – Papanicolau – realização de ultrassonografia transvaginal para avaliação da reserva ovariana).

ETAPAS DO TRATAMENTO

Tendo sido feita a escolha e aprovação da doadora, as seguintes etapas irão ocorrer:

  Inicia-se o estímulo ovariano da paciente doadora. A paciente receptora dos óvulos começará o preparo do útero através da utilização de hormônios (geralmente entre 14 a 20 dias) com a intenção de deixar o endométrio receptivo aos embriões.

  No momento da coleta de óvulos da doadora, parte desses óvulos será fertilizada com o sêmen do casal receptor. Em casos de doadora conhecida, parente, todos os óvulos captados serão destinados para o casal receptor.

  Ocasionalmente a receptora por alguma razão não poderá ser preparada simultaneamente a doadora. Nesses casos os óvulos da receptora serão congelados para posteriormente serem fertilizados.

  A partir deste momento, o processo de fertilização in vitro segue o modelo convencional; com formação dos embriões, monitoração desses embriões, e posteriormente transferência dos mesmos para o útero da receptora.

  Caso haja embriões excedentes, o casal pode optar pelo congelamento (criopreservação) para uma oportunidade futura de gestação.

Qualquer mulher pode ser doadora?

Não. Para que a doação aconteça, a mulher passa por uma triagem onde são realizados: entrevista (avaliação de possíveis fatores de risco, genéticos, emocionais) exames dentro da clínica, levantamento de histórico de doenças familiares, infectocontagiosas e em alguns casos até avaliação genética. Se a saúde estiver dentro dos padrões e atender a todos os pré-requisitos, ela estará apta a doar seus óvulos. Também existe a preferência por mulheres com menos de 35 anos. Vale ressaltar que todos os procedimentos necessários são realizados sem custos para a doadora.

Ser uma doadora afetará minha fertilidade ou esgotará meus óvulos?

Não. “Os óvulos aspirados em um tratamento são óvulos que seriam perdidos naquele mês, e que serão

 aproveitados para o tratamento. Os hormônios que damos para as mulheres em estimulação ovariana é que vão amadurecer os óvulos, tornando-os aptos para o processo de gerar um bebê.

A receptora pode escolher a doadora?

Parentes de até quarto grau podem ser doadores (até primas). No entanto, amigas e conhecidas, não podem.

Quais preparos a doadora precisa fazer? O processo tem efeitos colaterais?

O procedimento é parecido com quem faz o congelamento de óvulos. Durante 10 a 14 dias, a doadora deve usar medicamentos injetáveis subcutâneos que estimulam o crescimento dos óvulos disponíveis. Nesse intervalo, ela faz ultrassons para avaliar o desenvolvimento dos óvulos. Em seguida, é feita a coleta de óvulos com sedação.

Para a receptora? O processo causa dor ou outros efeitos?

Para a receptora é um processo simples e, pois conta apenas com o uso de medicações via oral, vaginal ou na pele.

O objetivo é simular um ciclo normal da paciente para o endométrio crescer e dura entre 14 e 20 dias, do início do preparo até a transferência embrionária. Ela precisará fazer em torno de 3 ultrassons para avaliação e, então, é agendado o procedimento de implantação do embrião (após fertilização),

Confidencialidades e Normas Éticas

A maioria dos casais que precisa recorrer ao processo de doação de óvulos passa por um período de reflexão e aceitação da ideia de conceber um filho com material genético de outra pessoa. Nestes casos, a decisão pela doação deve ser de comum acordo entre o casal, sendo registrada por meio de um contrato e termo de consentimento de ambos.

Um aspecto muito valorizado por nos é o sigilo com o qual tratamos o processo. A identidade dos casais envolvidos no programa de ovodoação é totalmente protegida, ficando os dados médicos e psicológicos mantidos em sigilo. Acreditamos que este procedimento diz respeito à intimidade dos casais e, para nós, o respeito é um valor extremamente importante.

Localização

São Paulo

Rua Cicinato Braga, 37 – 12º andar.
Bela Vista – SP
Tel: 11 9.4531-6883
Cep: 01333-011
 

 

Brasília

L2 Sul – Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610 
Bloco 2 Sala 240
Cep: 7700-200 Brasilia – DF
Tel: 61 9.9585-1006

 

Fortaleza

Rua Desembargador Leite de Alburquerque, 1111  Loja 2
Cep: 60150-150
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Macapá

Av. Almirante Barroso 1890
Santa Rita
Macapá – AP 
Cep: 68901-336
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Redes Sociais

Copyright © 2023 Dr. Césear Pinheiro, Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?