Congelamento de Óvulos

O que é o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos consiste em um procedimento onde os óvulos da mulher são captados e submetidos ao processo de vitrificação. Eles são colocados em nitrogênio líquido, substância que reduz a temperatura a 196 graus negativos em poucos minutos e, então, armazenados.

Para quem é indicado?

O congelamento de óvulos pode ser considerado, hoje, uma ferramenta do empoderamento feminino, pela liberdade de posicionar o momento em que a mulher deseja ser mãe , de acordo com seus planos pessoais e profissionais.
maternidade em concordância com os planos pessoais e profissionais da mulher.

Uma outra situação em que o congelamento de óvulos está indicado, é para pacientes com doenças oncológicas que irão realizar quimioterapia ou algum outro tratamento que possa vir prejudicar a função do ovário. O tempo para preparar a paciente e coletar os óvulos é curto, cerca de 10 a 12 dias, e não prejudicará o tratamento.

Pacientes portadoras de endometriose devem ser conscientizadas do impacto da endometriose na qualidade dos seus óvulos, bem como possibilidade de diminuição da sua reserva ovariana.
Pacientes com risco de diminuição da reserva ovariana, como aquelas que possuam histórico familiar de menopausa precoce, doenças auto-imunes devem ser avaliadas quanto a possíveis riscos de uma diminuição precoce da reserva ovariana.

Quanto mais jovem for realizado o congelamento, melhor a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro, sempre a depender da saúde atual dos óvulos.

Idealmente, indica-se que o tratamento seja realizado até os 35 anos. Isso não significa que não seja possível o congelamento após esta idade, mas será importante esclarecer as chances de gravidez no futuro.

Estima-se que, ao nascer, a mulher tenha por volta de 7 milhões de óvulos, valor que se reduz aos 500 mil quando ocorre a primeira menstruação, e que chega a menos de 25 mil aos 42 anos.

Além da redução do número de óvulos, com o envelhecimento acontece também a perda da sua qualidade, levando a um aumento gradativo nos riscos de má formação dos embriões, bem como risco de abortamento. Os riscos de abortos e malformações sobem consideravelmente com a idade da mulher. O risco para a Síndrome de Down, por exemplo, é de 1 a cada 1.250 mulheres aos 25 anos, 1 para cada 952 aos 30 anos, 1 para cada 400 aos 35 anos e 1 em cada 100 mulheres aos 40 anos.

Como ocorre o processo de congelamento de óvulos?

1- Preparo

Antes do procedimento, a paciente é submetida a uma série de exames para avaliar sua saúde e sua reserva ovariana. Os principais marcadores da reserva ovariana são dosagem do hormônio antimulleriano e contagem de folículos antrais via ultrassom transvaginal.

2- Indução da ovulação

Como num ciclo espontâneo normal só um folículo se desenvolve, no ciclo de indução da ovulação para congelamento de óvulos, por meio de medicamentos, estimulamos os ovários para que vários folículos cresçam, produzindo assim um maior número de óvulos em um só ciclo. Idealmente busca-se numero de óvulos em torno de 15 a serem congelados.

3- Captação dos óvulos

A coleta dos óvulos é realizada em torno do 12º dia após o início do estímulo. A paciente recebe uma anestesia simples chamada sedação e, por meio de uma agulha acoplada a um ultrassom transvaginal, os óvulos são coletados.

4- Congelamento

Após a captação, o embriologista avalia todos os óvulos captados, e aqueles que estão maduros (portanto tem capacidade de posteriormente ser fertilizados) são congelados pela técnica de vitrificação, sendo congelados em nitrogênio liquido em uma temperatura de até -196º C, conservando assim a estrutura dos óvulos e o material genético neles contidos.

E quando a mulher decidir engravidar?

Quando a mulher decidir engravidar, os óvulos podem ser descongelados para serem fertilizados no processo chamado Fertilização In Vitro (FIV).

Perguntas comuns:

O custo é muito elevado?

Felizmente hoje o custo de congelamento de óvulos teve uma redução considerável, custando em media 8000 a 10.000 reais , o tratamento. Geralmente esse valor pode ser parcelado. O custo de medicamentos em média tem um custo aproximado de 4000 a 5000 reais.

Por quanto tempo posso manter meus óvulos congelados?

Não existe ainda um tempo limite estabelecido. Os fatores mais importantes são: a idade da paciente quando realizou o congelamento, a técnica usada pelo laboratório. Aceita-se em geral que os óvulos poderão ficar congelados por período superior a 10 anos sem comprometimento de sua qualidade.

O congelamento poderá afetar meu futuro bebê?

Não. O congelamento por si não será fator que aumentará os riscos do futuro bebê. A idade da mulher no momento em que foi realizado o congelamento é o fator fundamental nos riscos de má formação dos futuros embriões .

São Paulo

Rua Cicinato Braga, 37 – 12º andar.
Bela Vista – SP
Tel: 11 9.4531-6883
Cep: 01333-011

Brasília

L2 Sul – Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610
Bloco 2 Sala 240
Cep: 7700-200 Brasilia – DF

Fortaleza

Rua Desembargador Leite de Alburquerque, 1111  Loja 2
Cep: 60150-150

Macapá

Av. Almirante Barroso 1890
Santa Rita
Macapá – AP
Cep: 68901-336

Redes Sociais

Copyright © 2023 Dr. Césear Pinheiro, Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?