Doação de Embriões

Como funciona a doação de embriões?

Realizar um tratamento com recepção de embriões doados muitas vezes pode ser a única opção para casais que não podem, por algum motivo, engravidar com gametas próprios (óvulos ou espermatozóides). 

Entre as causas que geralmente levam a busca pela doação de embriões estão idade avançada da mulher, casais que por algum motivo não possam engravidar com os próprios gametas (óvulos ou espermatozoides), quando há riscos de transmissão de doenças genéticas do casal para os bebes, que não possam se beneficiar das técnicas de exame genético pre implantacional (PGT) , várias tentativas de Fertilização in vitro (FIV) sem sucesso (falha de implantação), aborto de repetição, produção independente ou a procura por parte de casais homoafetivos.

Após a indicação dos médicos, a paciente ou o casal deverão passar no setor de banco de embriões para que todas as características fenotípicas deles e de seus familiares sejam captadas. De acordo com exames (incluindo a tipagem sanguínea) e entrevistas, um perfil é criado para facilitar a busca compatível com as características de um futuro casal doador.

Com estas informações o banco de embriões faz o cruzamento com características fenotípicas entre os casais e as famílias, tipagem sanguínea e determina qual o melhor casal doador para os pacientes receptores.

As pessoas que doam seus embriões, por sua vez, também são pacientes que já estiveram em tratamento anterior e passaram pelo processo de FIV, mas congelaram os embriões excedentes.

Aspectos legais que norteiam esse procedimento?

As regras de doação de embriões obedecem a normas do Conselho Federal de Medicina. No Brasil, a doação de embriões deve ser anônima e sem fins lucrativos.

Outro ponto é a obrigatoriedade de manter o sigilo sobre a identidade dos doadores de embriões, assim como dos receptores. Somente situações especiais de caráter medico , informações sobre os doadores, poderiam ser fornecidas exclusivamente para outros médicos, resguardando-se a identidade civil do doador.

Os estabelecimentos responsáveis pelas doações devem manter o registro permanente dos dados clínicos dos doadores, incluindo informações sobre as características fenotípicas e uma amostra do material celular

Como funciona a recepção de embriões?

Quando o casal ou a paciente optam por iniciar um tratamento com embriões de doadores, não precisam passar por algumas etapas da fertilização in vitro, como o controle da ovulação e a coleta de óvulos e espermatozóides.

Como os embriões já foram formados e congelados em laboratório, o próximo passo após a identificação dos embriões compatíveis é o preparo endometrial da futura mãe com o uso de medicações hormonais (orais e intra’vaginais) e quando o endométrio atinge uma espessura adequada, geralmente maior que oito milímetros, é realizada a transferência embrionária. Esse último processo é realizado com a ajuda de um catéter que, guiado por ultrassom, deposita os embriões na cavidade uterina da mulher.

Após o procedimento, é aconselhável que a paciente restrinja esforço físico mais intenso e continue tomando os medicamentos de suporte ao tratamento indicados pelo médico.

O exame de gravidez pode ser feito cerca de 12 a 13  dias depois da transferência.

Localização

São Paulo

Rua Cicinato Braga, 37 – 12º andar.
Bela Vista – SP
Tel: 11 9.4531-6883
Cep: 01333-011
 

 

Brasília

L2 Sul – Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610 
Bloco 2 Sala 240
Cep: 7700-200 Brasilia – DF
Tel: 61 9.9585-1006

 

Fortaleza

Rua Desembargador Leite de Alburquerque, 1111  Loja 2
Cep: 60150-150
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Macapá

Av. Almirante Barroso 1890
Santa Rita
Macapá – AP 
Cep: 68901-336
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Redes Sociais

Copyright © 2023 Dr. Césear Pinheiro, Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?