O que é endometriose?

O útero das mulheres é revestido de um tecido chamado endométrio. Todos os meses, quando não há gestação, esse tecido descama e é eliminado com o sangue da menstruação. Quando há endométrio em outros órgãos, fora do útero, é diagnosticado como endometriose. Esse tecido pode órgãos como ovários, ligamentos uterinos, intestino, bexiga, apêndice e vagina. Em casos mais raros, pode ser encontrado em órgãos distantes, como pulmão, pleura e sistema nervoso central.

Por que as mulheres com endometriose sentem dor?

Esse tecido do endométrio, mesmo fora útero, continua sendo estimulado pela ação dos hormônios do ciclo menstrual. E isso provoca uma reação inflamatória, o que causa dor quando a mulher menstrua. “A endometriose é a principal culpada pela dor pélvica feminina (Associação Brasileira de Endometriose (SBE). Os seis principais sintomas são:

cólica menstrual severa ou que não melhora com remédios,

dor durante a relação sexual,

dor ao evacuar ou diarreia durante a menstruação,

dor para urinar no período menstrual,

dores entre as menstruações e,

INFERTILIDADE

Importante, mulheres que apresentam sintomas, acima citados, ciclicamente, devem procurar seu médico e abordar a possibilidade de ter endometriose.

A endometriose é uma doença comum?

Sim. De acordo com a SBE, de 10 a 15% das mulheres em idade fértil apresentam a doença, ou seja, cerca de 6 milhões de brasileiras. Dessas, cerca de 10% não têm os sintomas do problema, por isso muitas só descobrem quando encontram dificuldade para engravidar.

Nas mulheres inférteis a endometriose acomete cerca de 40 a 50% dos casos.

Infelizmente o tempo médio de uma paciente para chegar ao diagnostico é de sete anos. Quando a paciente tem menos de 20 anos se observa cerca de 12 anos em média para o diagnostico.

O que causa a endometriose?

A endometriose foi a doença mais estudada em ginecologia nos últimos 15 anos, mesmo assim, todas as causas ainda não são conhecidas. Existem alguns motivos prováveis, como a menstruação retrógrada, sangue menstrual que reflui pelas trompas, sendo disseminado nos órgãos próximos, como ovários, peritônio e intestino. Outra teoria muito considerada para o desenvolvimento da doença são falhas no sistema imunológico, que em algumas pacientes não “limparia” o organ ismo desse sangue que refluiu. Outra hipótese estuda a transformação de células, que assumem as características do endométrio, fora do útero”.

Endometriose causa infertilidade?

SIM. Principalmente em casos em que o diagnóstico foi tardio causa. A endometriose pode acometer as trompas, levando a aderências das trompas com outros órgãos, alteração do funcionamento das trompas, alterações na qualidade dos óvulos, dificuldade na implantação embrionária. Esses são alguns dos mecanismos que a endometriose leva uma mulher a infertilidade.

Todas as mulheres que têm endometriose são inférteis?

NÃO. Depende de vários fatores como: grau de alterações das trompas, tempo de doença, comprometimento dos ovários.

Por que dizem que a endometriose é a doença da mulher moderna?

Hoje, entende-se que existem mais casos de endometriose porque a mulher menstrua mais, já que retarda a maternidade e tem menos filhos. No início do século 20, a mulher menstruava cerca de 40 vezes e hoje tem, em média, 400 menstruações. Estresse, ansiedade e fatores genéticos também podem estar relacionados à incidência da doença.

Como é feito o tratamento da endometriose?

A doença pode ser tratada por meio de medicações, geralmente contraceptivos, progestagenos , DIU de progesterona, objetivando a que a mulher fique sem menstruar. Pode também ser tratada por cirugia, laparoscopia em particular naqueles casos em que os medicamentos não aliviaram a dor, em casos de maior comprometimento dos órgãos. CADA CASO É UM CASO DIFERENTE. Além disso, ações que melhorem a qualidade de vida, como exercícios, alimentação saudável e psicoterapia, são favoráveis ao tratamento.

A endometriose causa câncer?

Até o momento não é possível garantir que possa causar ou não.

Quem toma pílula anticoncepcional por muito tempo tem menos chance de desenvolver endometriose?

Não existe a comprovação da ligação da pílula anticoncepcional com a endometriose. “Sabemos que a mulher que toma pílula por muito tempo tem menos câncer de ovário e menos câncer de endométrio. Ela pode mascarar os sintomas, mas não existem estudos que comprovem que pílula evite a endometriose”, afirma Abrão.

Gravidez cura endometriose?

A endometriose é tratada durante a gravidez, devido aos hormônios que são secretados em maior quantidade nas gravidas. Não quer dizer que a mulher não vai ter a doença depois

A endometriose tem cura?

“Não podemos dizer que a doença vai ser curada, mas atualmente ela pode ser muito bem controlada”.

São Paulo

Rua Cicinato Braga, 37 – 12º andar.
Bela Vista – SP
Tel: 11 9.4531-6883
Cep: 01333-011

Brasília

L2 Sul – Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610
Bloco 2 Sala 240
Cep: 7700-200 Brasilia – DF

Fortaleza

Rua Desembargador Leite de Alburquerque, 1111  Loja 2
Cep: 60150-150

Macapá

Av. Almirante Barroso 1890
Santa Rita
Macapá – AP
Cep: 68901-336

Redes Sociais

Copyright © 2023 Dr. Césear Pinheiro, Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?