Reversão de Vasectomia

FIV ou reversão da vasectomia: com escolher? 

Ducto deferente recanalizado

Muitos homens que realizaram a vasectomia apresentam desejo de reverter. A maioria devido a um novo relacionamento com o desejo de ser pai novamente.  A boa notícia é que é possível realizar o sonho de ter mais filhos. No entanto, para esses homens, qual é a melhor escolha a ser feita: FIV ou reversão da vasectomia?

As duas técnicas possuem vantagens e apresentam boas taxas de sucesso, mas, devido às particularidades de cada paciente, são indicadas para diferentes situações.

FIV ou reversão de vasectomia: entenda como as técnicas funcionam

Vamos entender mesmo que de forma resumida como as duas técnicas funcionam é um passo fundamental para auxiliar na escolha do método mais adequado para seu caso.

Reversão de vasectomia

A reversão de vasectomia é realizada por meio de uma microcirurgia em que os ductos são religados para permitir que os espermatozoides cheguem até a uretra e, posteriormente, sejam expelidos juntamente com o sêmen.

Por ser considerado um procedimento cirúrgico de alta complexidade, a reversão da vasectomia é realizada com o auxílio de um microscópio e fios cirúrgicos extremamente finos que permitem a junção das partes que foram desconectadas. O tempo cirúrgico é maior em comparação com a cirurgia de vasectomia, com duração podendo chegar a três a quatro horas.

As taxas de sucesso da cirurgia de reversão da vasectomia são consideradas elevadas, principalmente se for realizada nos três primeiros anos após a vasectomia. A tendência é que o sucesso na cirurgia e as chances de gravidez sejam menores conforme o passar do tempo, como mostrado na tabela abaixo:

Tempo de vasectomia

Sucesso na reversão

Gravidez

< 3 anos

97%

76%

3 – 8 anos

88%

53%

9 – 14 anos

79%

44%

< 15 anos

71%

30%

Fonte: Portal da Urologia.

Fertilização in vitro , FIV 

A Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica de reprodução humana assistida que consiste na coleta dos gametas (óvulos e espermatozoides)  para que a fecundação seja realizada de maneira artificial em laboratório

A coleta de espermatozoides é feita por meio da punção testicular (em homens vasectomizados), uma técnica em que o esperma é coletado diretamente no testículo com o auxílio de micro agulhas. Essa técnica é possível, já que a vasectomia não interrompe a produção de espermatozoides nos testículos, mas apenas evita a passagem deles para a uretra através dos ductos deferentes, já que esses foram cortados e estão portanto,obstruídos. Ou seja, o paciente vasectomizado ainda produz espermatozoides não sendo, portanto, infértil, o que permite a realização da técnica de FIV. Após a coleta, os espermatozoides com melhor qualidade são selecionados e, juntamente com os óvulos coletados da parceira, são utilizados para que a fertilização ocorra em laboratório. Os embriões formados serão monitorizados e posteriormente transferidos para o útero da mulher no período ideal. A FIV em clínicas diferenciadas, dependendo da idade da mulher, consegue oferecer taxas de sucesso que variam entre 50 a 60% por tratamento.

Afinal, o que é melhor: FIV ou reversão da vasectomia?

Muitos pacientes preferem optar pela reversão de vasectomia por desejar que a gravidez ocorra de maneira natural. No entanto, mesmo que permita o retorno dos espermatozoides ao líquido seminal, a cirurgia de reversão da vasectomia nem sempre é suficiente para que haja uma gravidez de forma espontânea. 

Por isso, a escolha entre FIV ou reversão da vasectomia deve considerar uma série de fatores que influenciam diretamente nas taxas de sucesso do procedimento escolhido. Os principais são:

Tempo após a realização da vasectomia

As melhores taxas de sucesso na reversão da vasectomia são obtidas nos primeiros três anos. Caso o paciente tenha realizado a vasectomia há mais de 9 anos, as chances de sucesso para uma gravidez natural são relativamente baixas. Nestes casos, optar pela FIV pode ser a melhor escolha.

Qual a técnica utilizada na época da vasectomia

Antes de considerar a reversão da vasectomia, procurar saber se a técnica utilizada na vasectomia não tenha causado lesões ou ressecções extensas nos ductos deferentes. Cirurgias de vasectomia que tenham sido pouco lesivas aos ductos deferentes, ajudam a que após a reversão da vasectomia, melhores resultados possam ser esperados.

Técnica e experiência do médico no procedimento de reversão da vasectomia

Como a cirurgia de reversão é complexa e delicada, sendo hoje mandatório que o uso de microscópios seja usado para melhores resultados. A especialização do médico, sua experiência e habilidade em microcirurgias (uso de microscópios), além da escolha adequada da melhor técnica são fatores decisivos para o sucesso do procedimento.

Idade do paciente

Embora o efeito no homem no tocante a qualidade e quantidade dos espermatozoides mude discretamente com a idade, é sabido que homens com faixa etária acima dos 50 anos passam a apresentar sêmen com qualidade progressivamente menor, interferindo nas chances de uma gestação espontânea.

Idade da parceira

A idade da parceira é o fator mais importante e determinante na escolha da reversão da vasectomia ou da FIV.  Mulheres acima de 35 anos apresentam uma diminuição da taxa de fertilidade, aumento das taxas de abortos espontâneos e aumento dos riscos de bebês com malformação. Esses fatores devem ser considerados na escolha da reversão da vasectomia ou de uma FIV.

Fertilidade da parceira 

Considerar se a parceria apresenta alguma condição que afete sua fertilidade,  tais como endometriose, adenomiose, problemas ovulatorios, alterações nas trompas, o que por si só já interfere nas chances de engravidar espontaneamente. Nesses casos a FIV pode ser mais adequada.

Fundamental portanto, que o casal faca uma discussão clara, objetiva quando for optar pela reversão da vasectomia ou da FIV. Ao final o objetivo, um bebê saudável, deve envolver informações objetivas baseadas em dados médicos relevantes.

Localização

São Paulo

Rua Cicinato Braga, 37 – 12º andar.
Bela Vista – SP
Tel: 11 9.4531-6883
Cep: 01333-011
 

 

Brasília

L2 Sul – Centro Médico Lúcio Costa SGAS 610 
Bloco 2 Sala 240
Cep: 7700-200 Brasilia – DF
Tel: 61 9.9585-1006

 

Fortaleza

Rua Desembargador Leite de Alburquerque, 1111  Loja 2
Cep: 60150-150
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Macapá

Av. Almirante Barroso 1890
Santa Rita
Macapá – AP 
Cep: 68901-336
Tel: 61 9.9585-1006
 

 

Redes Sociais

Copyright © 2023 Dr. Césear Pinheiro, Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?