Gravidez tardia: é possível ser mãe depois dos 40 anos?
Blog
Gravidez tardia: é possível ser mãe depois dos 40 anos?
A gravidez tardia, ou seja, a gestação após os 40 anos, já não é mais uma exceção. A atriz Leandra Leal, por exemplo, recentemente encantou o público ao anunciar sua gravidez aos 43 anos.
Uma foto ao lado do seu esposo e da filha adotiva de 9 anos causou um burburinho nas redes sociais, mostrando que o desejo de ser mãe não precisa se limitar a uma idade específica.
Outras famosas como Viviane Araújo, Fabíula Nascimento, Halle Berry e Mariah Carey também engravidaram após os 40, servindo de inspiração para mulheres que adiaram a maternidade.
Ao longo deste texto, você vai descobrir que a gravidez tardia é possível, desde que haja preparo e muito cuidado. Ficou interessada no assunto? Continue a leitura!
Índice
É possível engravidar depois dos 40?
A resposta é sim, é possível engravidar depois dos 40 anos. No entanto, a fertilidade feminina diminui naturalmente com o passar do tempo, o que torna a gravidez um pouco mais desafiadora.
Após os 35 anos, a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem, impactando na fertilidade. A partir dos 40, a chance de engravidar naturalmente a cada ciclo é inferior a 5%.
Tudo isso normalmente, leva a mulher e seu parceiro a acreditarem que o tempo que tinham para conceber um filho ou uma filha acabou. Porém, a realidade é outra e muito mais esperançosa.
Desafios da gravidez tardia
Apesar de possível, a gravidez tardia apresenta alguns desafios que devem ser considerados. Abaixo estão listados os principais deles:
- Dificuldade em engravidar: a fertilidade feminina diminui com a idade, o que pode dificultar a concepção.
- Riscos obstétricos: a chance de complicações durante a gestação, como diabetes gestacional, hipertensão arterial e parto prematuro, aumenta com a idade.
- Alterações cromossômicas: o risco de o bebê ter alterações cromossômicas, como Síndrome de Down, também aumenta com a idade materna.
Superando os desafios
Todavia, os obstáculos podem ser superados se a mamãe recorrer ao apoio médico especializado, que deve visar o amortecimento ou combate total dos desafios.
Com acompanhamento médico pré-natal especializado e exames regulares, é possível minimizar os riscos da gravidez tardia e aumentar as chances de uma gestação saudável e do nascimento de um bebê sadio.
As técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), também podem ser uma opção para mulheres que desejam engravidar após os 40 anos.
Preservação da fertilidade: planejamento para o futuro
A preservação da fertilidade é um tratamento que permite congelar óvulos ou embriões em um momento de maior fertilidade, possibilitando a postergação ou proteção da fertilidade em situações especiais.
Essa opção oferece flexibilidade na escolha do momento ideal para ser mãe, ajudando mulheres que desejam adiar a gravidez por motivos profissionais, pessoais ou para se protegerem de tratamentos médicos invasivos.
Nesse caso, duas coisas são extremamente necessárias: um planejamento antecipado e detalhado sobre os próximos anos da vida do casal, e a ajuda de um profissional de reprodução humano experiente.
Quando optar pela preservação da fertilidade?
A técnica é recomendada quando há risco de perda da função ovariana, onde pacientes com câncer que se submeterão a tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, que podem prejudicar o corpo.
Também é uma opção para casos de doenças autoimunes. E nessa lista estão os casos de lúpus, por exemplo, que necessitam de tratamentos agressivos (mais uma vez é o caso da a quimioterapia).
Por fim, a endometriose, especialmente em casos com alto risco de lesões dos folículos ovarianos, devido a cirurgias, também é um caso em que a Preservação da Fertilidade viabiliza uma gravidez futura.
Gravidez tardia: uma decisão consciente
É importante conversar com o médico especialista para discutir sobre a gravidez tardia e a preservação da fertilidade, a fim de chegar a melhor conclusão para realizar o seu sonho de ser mamãe.
Caso esteja na procurar por um profissional qualificado, entre em contato comigo. Com mais de 20 anos de experiência em reprodução humana, lidei com diversos casais que conseguiram atingir seus objetivos.